Encontro debate participação feminina nas rádios comunitárias

28/06/2011 15:02

ABRAÇO SERGIPE - Encontro debate participação feminina nas rádios comunitárias

 

                                                                           

 A representatividade feminina na gestão de rádios comunitárias foi o principal tema do Encontro de Mulheres radiocomunitaristas realizado na manhã do dia 13 de agosto na sede do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, situado na Avenida João Ribeiro, bairro Sant Antônio.

 O evento foi realizado pelo Sindicato dos Radialistas de Sergipe, a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Sergipe (ABRAÇO) e Coletivo Intervozes que integram o Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação.

 Os debates foram realizados por Nadja Soares, do Sindicato dos Radialistas e Carolina Westrup do Coletivo Intervozes. Elas discutiram sobre a participação da mulher na comunicação comunitária e a discriminação de gênero nos meios de comunicação. e relatarão as suas experiências no tema.

 Apesar da importância e ampliação da presença da mulher nas rádios comunitárias ainda não temos o recorte de gênero sobre a participação feminina nesses espaços de poder e este é um elemento importante para tematizarmos a definição do papel desta parcela populacional, destacou Carolina Westrup, do Coletivo Intervozes.

 De acordo com dados da ABRAÇO,  menos de 8% das radiocomunitaristas no Nordeste têm o poder de tomada de decisão na programação das rádios comunitárias e cerca de 4% dos programas são comandados por mulheres.        

 As gestoras de rádios comunitárias Mônica Santana da FM Anchieta de Aracaju, Marlene Araujo da FM Asa Branca de Poço Redondo e Lânia Ribeiro da FM Barra dos Coqueiros participaram do debate juntamente com outras representações femininas de vários municípios. Elas relataram experiências sobre os desafios de gerirem rádios comunitárias.

 O evento também contou com a participação do deputado estadual João Daniel, que manifestou apoio ao fortalecimento das rádios comunitárias e às mulheres que atuam neste setor.

 O presidente da ABRAÇO/SE, Roberto Amorim Ferreira disse que o encontro representa um marco importante para avanço de discussões que contribuem para a conquista da comunicação pública em Sergipe. O objetivo deste debate é incentivar a participação das mulheres na comunicação pública numa forma de fortalecermos a luta para vencermos as barreiras que são impostas para a garantia da comunicação como direito humano, avalia.

 O debate é uma preparação para o I Encontro Estadual de Radiodifusão Comunitária que acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro no Centro de Criatividade de Aracaju. O evento discutirá os temas como a gestão e a sustentabilidade da comunicação pública.