Abraço-SE realiza Primeiro Encontro Estadual de Radiodifusão Comunitária

04/01/2012 06:33

Abraço-SE realiza Primeiro Encontro Estadual de Radiodifusão Comunitária

A Abraço-SE realizou nos dias 9 e 10 de setembro, o Primeiro Encontro Estadual de Radiodifusão Comunitária de Sergipe. O evento ocorreu no Centro de Criatividade de Aracaju e contou com a participação de todas as rádios comunitárias do estado. Para propor ações que possibilitem definir o panorama atual das emissoras sergipanas, a Abraço colocou em pauta temas como, gestão, sustentabilidade, formação, conteúdo e legalização das emissoras. Outro tema destaque, foi a participação das mulheres na comunicação e na gestão das rádios comunitárias.

O Coordenador Geral da Abraço sergipana, Genilson Pereira Santos deu início à reunião que contou também com o Coordenador Executivo da Abraço Nacional, José Sóter, e Kamayura Saldanha, que é Coordenadora de Gênero e Etnia da entidade. Dentre as sugestões apresentadas a partir do grupo de trabalho da associação, foi apresentada a proposta de realização de um seminário para discutir a elaboração do curso de capacitação na área de radiodifusão comunitária a ser promovido no mês de novembro pelo Instituto Federal de Educação.

As reivindicações apresentadas durante o encontro pelo grupo de trabalho serão enviadas ao poder público. Uma das exigências é o espaço dentro da estrutura da Secretaria de Comunicação que cuide da informação comunitária. Além de oficinas que trabalhem o tema “rádio comunitária”, também foi reivindicado cotas no planejamento da Secretaria de Comunicação para rádios comunitárias no sentido de divulgar as publicidades promocionais do governo. O grupo ainda cita uma parceria com a Secretaria de Educação para cursos na área de Edu- comunicação.

Para o Secretário Executivo da Abraço-SE, Roberto Amorim, as solicitações podem ajudar a manutenção e sustentabilidade das emissoras. “Esperamos que nossas reivindicações contribuam para que o direito de expressão das rádios comunitárias seja garantido, como reza nossa constituição.